Na manhã deste domingo (06/04/2025), por volta das 07h, a Polícia Militar de Cáceres, por meio da Patrulha Rural Georreferenciada do 6° BPM, prendeu um homem de 56 anos, identificado pelas iniciais G.P.M, suspeito de ameaçar moradores e manter arma de fogo ilegalmente em sua posse na região rural da Comunidade do Exu, próximo à Fazenda São João, zona rural da Vila Aparecida.
A ação faz parte da Operação REFAC – “Antes do dia D”, dentro da estratégia “Tolerância Zero” do 6º Comando Regional da PMMT, que visa intensificar o policiamento preventivo em áreas rurais e urbanas de maior vulnerabilidade.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a guarnição foi acionada via telefone funcional da Patrulha Rural, após denúncia, que informou estar sendo ameaçado de morte pelo suspeito, e que este possuía uma arma de fogo longa escondida na propriedade.
Ao chegarem ao local, os policiais localizaram uma espingarda cartucheira calibre 20, sem marca e sem numeração, além de um cartucho deflagrado dentro do quarto do suspeito. As vítimas relataram que, durante uma discussão verbal, o homem se exaltou, fez ameaças de morte com o uso de uma suposta arma de fogo curta, e em seguida fugiu do local utilizando uma caminhonete da fazenda.
Durante as diligências, o veículo foi encontrado abandonado a cerca de dois quilômetros da propriedade, com possíveis problemas mecânicos. A guarnição então se deslocou até a Vila Aparecida, onde conseguiu localizar o suspeito em frente à sua residência.
Questionado sobre a arma curta utilizada para ameaçar as vítimas, o suspeito negou qualquer conhecimento. No entanto, durante vistoria na residência, os policiais encontraram duas munições calibre .22.
O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cáceres, onde responderá por ameaça (art. 147 do CP) e posse irregular de arma de fogo (art. 12 do Estatuto do Desarmamento).
A Polícia Militar reforça que ações preventivas continuarão sendo realizadas tanto na zona rural quanto urbana, com o objetivo de coibir a criminalidade e garantir maior segurança à população.
Mín. 22° Máx. 32°