O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, cumpre agenda nesta quarta-feira (4), em Cáceres, para um marco histórico no desenvolvimento econômico da região Oeste: a assinatura da Lei Estadual que autoriza o funcionamento da primeira loja franca (Free Shop) do município.
O ato oficial acontecerá às 7h30, na Casa do Daveron, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Com a medida, Cáceres se une a outras cidades-gêmeas de fronteira do Brasil que adotam o modelo de comércio de produtos importados com isenção de impostos.
A decisão do governador foi anunciada em 12 de maio, após reunião com a prefeita Eliene Liberato Dias, vereadores, empresários, representantes do comércio, da OAB, da Igreja Católica e outras lideranças locais. “Vemos que a região Oeste começa um despertar. Fizemos uma análise criteriosa dessa questão e vamos autorizar sim o Free Shop”, afirmou Mendes à época.
Segundo ele, o reconhecimento oficial de Cáceres como cidade-gêmea de San Matías, na Bolívia, foi essencial para o avanço do projeto. “E como prometido, estarei aí nesta quarta-feira para, enfim, assinar a Lei”, completou o governador.
A prefeita Eliene Dias comemorou a conquista. “Essa loja franca vai mudar o perfil de Cáceres. Já somos polo de saúde, educação e turismo. Agora, com essa novidade, vamos atrair cada vez mais visitantes, que poderão unir lazer e compras em nosso município”, destacou.
Para Eliene, o novo atrativo representa uma virada de chave na economia local. “É um projeto transformador. Vai fomentar setores como hotelaria, gastronomia, turismo, gerar empregos e movimentar toda a região.”
A prefeita agradeceu o empenho dos deputados estaduais, em especial Valmir Moretto e Max Russi, pelo apoio contínuo à região. “Cáceres está vivendo um novo momento, e essa conquista é fruto do trabalho conjunto de muitas mãos”, concluiu.
Desperta Cáceres – Informação com responsabilidade!
Mín. 20° Máx. 34°