
CÁCERES-MT – Com a chegada do período de seca e o aumento do risco de queimadas em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) deu início a uma ofensiva estratégica de prevenção. Através do 5º Comando Regional e da 2ª Companhia Independente (2ª CIBM), a instituição intensifica as ações voltadas à preparação para a temporada de incêndios florestais de 2026.
Uma das principais frentes desta semana é o treinamento da Brigada da Defesa Civil de Cáceres, realizado em parceria com o Instituto Gaia. A iniciativa visa descentralizar a capacidade de resposta, garantindo que mais pessoas estejam preparadas para agir rapidamente assim que um foco de incêndio for detectado.
Os participantes passam por uma imersão técnica que combina teoria e prática, abordando desde o manuseio de equipamentos específicos até táticas de combate em áreas de difícil acesso.
O cronograma de treinamento foi dividido em módulos fundamentais:
Módulo de Primeiros Socorros: Realizado nesta terça-feira (12/05) na sede da 2ª CIBM, capacitando os brigadistas para o atendimento pré-hospitalar em casos de emergência durante as operações.
Módulo de Combate a Incêndio Florestal: Com foco em técnicas de linha de fogo, uso de sopradores, bombas costais e construção de aceiros.
Segundo o Comando Regional, a preparação antecipada é o "ponto chave" para evitar desastres ambientais de grandes proporções. "O objetivo é fortalecer a atuação preventiva. Quando temos uma brigada municipal bem treinada e em sintonia com os Bombeiros, a resposta é muito mais rápida e eficiente", destaca a coordenação.
A temporada de incêndios florestais em Mato Grosso é um dos períodos mais desafiadores para a segurança pública e o meio ambiente, e ações como esta buscam minimizar os impactos da fumaça e do fogo na fauna e flora da região pantaneira.
12/05 – Módulo de Primeiros Socorros: Teoria e prática na 2ª CIBM (Manhã e Tarde).
Módulo de Combate Florestal: Aulas teóricas no Quartel e atividades práticas em campo .

