Nesta semana, a equipe do Desperta Cáceres recebeu denúncias de que reeducandos que prestam serviços na autarquia Águas do Pantanal estariam utilizando aparelhos celulares durante o expediente. Segundo relatos e imagens enviadas por populares, alguns dos trabalhadores em regime de ressocialização foram flagrados com os dispositivos enquanto realizavam suas atividades.
A situação gerou questionamentos entre a população sobre a permissão do uso de celulares por pessoas que ainda cumprem pena. Além disso, alguns funcionários da autarquia demonstraram preocupação com a própria segurança, temendo possíveis situações de risco no ambiente de trabalho.
Diante das denúncias, a equipe de reportagem entrou em contato com Júlio Parreira, responsável pela autarquia Águas do Pantanal, que esclareceu:
“Conforme nosso termo de fomento, não é permitido o uso de celulares em nosso ambiente de trabalho e também não é de nosso conhecimento, nem do conhecimento dos nossos coordenadores e gerentes, tal fato. Mas estaremos reportando essa informação ao Conselho da Comunidade. Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.”
Vale lembrar que, no mês de março, a autarquia recebeu o projeto “AJUFE POR UM MUNDO MELHOR”, uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de Cáceres, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e o Instituto Mundo Melhor. O projeto, inaugurado no dia 22 de março, visa oferecer cursos de capacitação para a reintegração social e profissional de reeducandos do sistema prisional masculino e feminino de Cáceres.
Embora a proposta tenha o objetivo de facilitar a ressocialização dos reeducandos, a denúncia sobre o uso de celulares levanta preocupações entre os trabalhadores da autarquia, que esperam providências para garantir o cumprimento das regras e a segurança de todos no local.
Mín. 22° Máx. 32°