Na noite desta segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, foi internado às pressas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após apresentar fortes dores de cabeça. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma intracraniano, resultado de um acidente doméstico sofrido no dia 19 de outubro.
De acordo com o boletim médico mais recente, emitido às 4h da manhã desta terça-feira (10), Lula está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas encontra-se acordado, consciente e sob observação. Ele está sendo monitorado pela equipe médica liderada pelo Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Angela Helena Germoglio.
O neurocirurgião Ricardo Oliveira, em entrevista à Globonews, explicou que o procedimento foi necessário devido a um coágulo intracraniano decorrente do trauma sofrido em outubro. “A recuperação exige cuidados rigorosos e a permanência na UTI é essencial para monitorar possíveis complicações após o tratamento neurocirúrgico”, destacou.
A hemorragia intracraniana, segundo o especialista, é uma condição comum em idosos e pode ser potencialmente grave se não tratada a tempo.
O Palácio do Planalto informou que a vice-presidente Geraldo Alckmin está acompanhando a situação e assumirá interinamente a presidência caso haja necessidade. Lula deve permanecer em observação no hospital nos próximos dias, enquanto novos boletins médicos atualizam seu estado de saúde.
Mín. 22° Máx. 30°